* Punição no Judiciário cresce depois do controle externo
Desde que passou a funcionar, em junho de 2005, seis meses após sua criação, a Corregedoria Nacional de Justiça puniu 140 juízes, com afastamento ou demissão.
Destes, 107 eram magistrados estaduais, 24 trabalhistas e 9 federais.
Em outros 26 casos, na iminência de serem processados, os juízes anteciparam pedidos de aposentadoria para não perderem salários e benefícios.
(.Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás.)
COMENTÁRIO DO BLOG:
A Corregedoria Nacional de Justiça é um órgão de controle externo do Poder Judiciário ou Sistema Judiciário Nacional - um dos subsistemas do Sistema Social Brasileiro.
Anteriormente à criação do Conselho Nacional de Justiça, o controle do Sistema Judiciário do país era realizado internamente, cuja atuação não estaria imune ao corporativismo.
Assim como o Poder Judiciário corresponde ao principal dispositivo de "feedback" ou de reajuste, no âmbito total do país, a Corregedoria Nacional de Justiça representa esse mesmo mecanismo, no âmbito do Sistema Judiciário, cujo propósito é a avaliação e reajuste constante deste, para que não se desvie de seus verdadeiros objetivos.
Potanto, a Corregedoria Nacional de Justiça é um órgão integrante do processo administrativo cibernético do pais, o qual avalia e controla o principal órgão regulador do pais - o Poder Judiciário, - constituindo, este, a maior instância de controle da administração pública e da manutenção do equilíbrio social do país.
Para maiores esclarecimentos, leia as postagens anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário